Divisões do Motociclismo

Divisões do Motociclismo

O motociclismo é dividido em: moto turismo, motoclubismo e clube social de motos.

O moto turismo é destinado aqueles que amam a estrada e querem conhecer lugares, culturas, que querem fazer desafios, superar-se, indo cada vez mais distante. São pessoas que amam o mundo de duas rodas, mas que independente de brasão, nunca largam a estrada.

O motoclubismo, é a modalidade mais difícil para o motociclista, pq requer além do espírito Biker, um caráter forjado pela honra, respeito e irmandade (assim como o estradeiro que não é membro de algum clube). É honrar suas cores (brasão), como se fosse sua segunda pele. É saber conviver em grupo, embora haja diferenças entre os integrantes. É honrar seu moto clube como honra a sua família.

O clube social de moto, cada vez mais comum surgir um, são indivíduos que compram suas motos, criam um brasão e formam “moto clubes” sem conhecimento da origem do motociclismo e suas simbologias. Que nunca terão e nem saberão o verdadeiro sentido do espírito biker, de socorrer um irmão na estrada, de honrar seu colete, mas são especialistas em reunir-se com o objetivo de estar ostentando uma “fantasia” (o colete), de bar em bar. Nunca viajam e 200km é longe demais para eles. A grande maioria dos integrantes dos clubes sociais de motos, são pessoas que foram expulsas ou não se adotaram ás regras de um moto clube e formaram um ou que simplesmente acham que motociclismo é uma ferramenta para se alto afirmar.

E infelizmente por cada dia ser mais frequente aparecer moto clubes “modinha”, o nosso meio anda prostituído, basta irmos a um evento e percebemos ao que vieram. Lamentável que não se tenha coibido esse tipo de prática (formar moto clubes como se forma um bloco carnavalesco).

‬Muitos de nós que amamos o motociclismo, não como hobby mas como um estilo de vida, temos a nossa história escrita nas estradas e somos forjados com o caráter biker, onde tradicionalmente aprendemos com a velha escola cada significado daquilo que usamos: nossas roupas, acessórios, nosso colete…Sabemos que usar um colete é carregar a responsabilidade de ter uma nova família e família apesar de ás vezes divergir em algo, prevalece a união, a lealdade e o respeito.

Autor desconhecido. Testo amplamente compartilhado pelos grupos do Whatsapp
Se tiverem conhecimento do autor, nos informe para darmos os devidos créditos.

O texto Divisões do Motociclismo foi publicado originalmente em 21 de Setembro de 2017. É de autoria de Sandra Oliveira, motociclista independente a 28 anos e triciclista, correspondente da Revista Moto Clubes.

2 comentários em “Divisões do Motociclismo

  • 16 de fevereiro de 2018 em 18:58
    Permalink

    O texto Divisoēs do Motociclismo de 21 de Setembro de 2017, é de minha autoria. Sou motociclista independente a 28 anos e triciclista tb, correspondente RN da Revista Moto Clubes. Agradeço desde já por postar o texto. Um abraço.

    Resposta
  • 2 de abril de 2018 em 20:29
    Permalink

    Ótimo texto.
    Rodo de moto há mais de 20 anos e já conheço alguns moto clubes e Moto grupos onde tenho grandes amigos.
    Porém quero rodar como motociclista independente e tenho dúvida em como montar meu colete de forma a não ser confundido ou interpretado de forma errada pelos meus colegas de MC MG etc.
    Poderia me ajudar nessa questão?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *