Nota de Esclarecimento – Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro

Aviso a toda imprensa!

Ao passarem informações de crimes praticados por BANDIDOS usando motos, gentileza atentar para o esclarecimento abaixo:

Na integra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO – AMO-RJ

A Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro (AMO-RJ), Entidade de Utilidade Pública Estadual vem, através desta, INFORMAR que não são os motoqueiros/ motociclistas que estão assaltando e matando, e sim BANDIDOS/LADRÕES que roubam nossas motocicletas para praticar assaltos.

Quando é veiculado nos meios de comunicação que um MOTOQUEIRO ou MOTOCICLISTA está armado e assaltando, isso provoca um alto risco para todos nós que usamos nossas motocicletas para fins profissionais e/ou de lazer.

Embora, segundo o dicionário, “motoqueiro” e “motociclista” tenham o mesmo significado (que ou aquele que dirige motocicleta – que ou aquele que pratica motociclismo como esporte – palavras sinônimas), no meio motociclístico adotou-se significados diferentes para as duas palavras. Convencionou- se dizer que:

Motoqueiros
São os barbeiros que “andam” de moto; que não respeitam as Leis, a sua vida ou a dos outros; que são imprudentes e não querem mudar; que são encrenqueiros. São os que compram peças roubadas, e com isso contribuem para que se roubem mais motos ainda.

Motociclistas
São homens (e mulheres) honrados, honestos e que sempre procuram aprender coisas novas e corrigir suas deficiências, pilotando com segurança e confiança. Também com a documentação em dia, são os motociclistas que respondem pela boa imagem do motociclismo, de camaradagem, amizade, e responsabilidade, procurando andar sempre dentro da Lei.

NO ENTANTO, é importante dizer que MOTOCICLISTAS e MOTOQUEIROS, para a população em geral, são a mesma coisa, ou seja, pessoas que andam de moto.

Seria interessante se os veículos de comunicação, ao darem uma notícia, se referissem à esses que usam a motocicleta para assaltos, etc., da seguinte maneira: BANDIDOS, USANDO MOTOCICLETAS, ROUBARAM… BANDIDOS USANDO MOTOCICLETAS MATARAM… BANDIDOS USANDO MOTOCICLETAS COMETERAM UM CRIME… etc…. e não: “motoqueiros em motocicletas roubaram” ou “motociclistas em motocicletas assaltaram e mataram”.

É IMPORTANTE que fique bem claro que são BANDIDOS que cometem os crimes, e não qualquer pessoa como eu ou você que tem a motocicleta como veículo de transporte, trabalho e lazer.

Grande abraço
Aloisio Cesar Braz
Presidente da AMO-RJ

www.amo-rj.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *