Confira dez curiosidades sobre a motocicleta que você não pode morrer sem saber!

1 – Um dos primeiros sujeitos a idealizar o que seria um “antepassado” das bicicletas e das motos foi ninguém menos que o italiano Leonardo da Vinci.

2 – Acredite se quiser, mas as primeiras bicicletas eram feitas de madeira. Na Europa do século XVIII, elas eram chamadas de “celeríferos”.

3 – A motocicleta foi inventada simultaneamente por um francês e um norte-americano no ano de 1869. Mas é bom deixar claro que o que Louis Perreaux e Sylvester Roper inventaram, na verdade, foi apenas uma bicicleta equipada com um motor a vapor.

4 – A motocicleta com motor a combustão foi inventada em 1885 pelo alemão Gottlieb Daimler com ajuda de um sujeito chamado Wilhelm Maybach. Se você achou os nomes familiares, vai um lembrete: Daimler e Maybach são os fundadores da Mercedes-Benz.

5 – O primeiro piloto de uma moto a combustão foi Paul Daimler, filho de Gottlieb. Detalhe: Paul tinha apenas 16 anos.

6 – Uma curiosidade: Daimler e seus sócios deixaram o invento praticamente de lado para se dedicarem à fabricação de automóveis.

7 – Em 1910, já existiam cerca de 400 fabricantes de motocicletas no mundo. O primeiro deles surgiu na Alemanha em 1894, e se chamava Hildebrandt & Wolfmüller.

8 – As primeiras motos brasileiras surgiram no início do século XX, importadas dos Estados Unidos e da Europa.

9 – Uma das marcas de motocicletas mais antigas ainda em atuação é a norte-americana Harley-Davidson Motor Company. A Harley-Davidson foi fundada em 1903. Mais antiga ainda é a britânica Triumph, surgida em 1885.

10 – A japonesa Yamaha surgiu em 1887, mas como fabricante de órgãos e pianos.


Texto amplamente compartilhado nas redes sociais sem autoria definida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

error: Copias desativadas.