Dicas para divulgar seu evento motociclistico
O Jornal Moto Informativo e o Jornal Sobre Rodas (O Moto Clube Rodas de Prata também recebe) recebem panfletos do Brasil todo, para divulgação. Alguns panfletos geram reclamações básicas como “mas em qual cidade?”, “não consigo entrar em contato!”. Outros, geram reclamações posteriores, como “fui lá e não pude entrar!”, “não achei o local do evento”, “tinha show de pagode!”. Entendemos que estas reclamações podem ser solucionadas com um panfleto melhor elaborado. E com as dicas abaixo esperamos que os organizadores tenham um guia para melhor se comunicar com seu público-alvo.
O panfleto precisa ser feito por um especialista? Se você não for designer, nem tiver algum parceiro que seja, contrate um profissional. Uma boa arte atrai o publico e o que você achava ser uma despesa desnecessária se tornará um excelente investimento.
Quanto melhor elaborado, mais atrativo. Passando uma boa imagem no panfleto, o público vai esperar um bom evento. Mas lembre que o evento tem que ser melhor que o panfleto!
COLOQUE NO PANFLETO:
1- DATA E NOME DO EVENTO: básico né? mas já recebemos panfletos sem data, acredita?
2- ENDEREÇO COMPLETO DO LOCAL, CIDADE, ESTADO: os panfletos circulam pelo Brasil todo, não só no estado de origem. Existem várias cidades com nomes iguais em estados diferentes. Locais genéricos como “Sítio do Tião”, “Sede do MC” não ajudam muito. Portanto, facilite para seu público, informe o endereço completo!
3- TELEFONES COM DDD: pela mesma razão acima, informe o DDD dos telefones! Seu público está no país todo e os visitantes de outros estados não tem obrigação de saber seu DDD.
4- NOME DO ORGANIZADOR: um evento com organizador oculto é suspeito! Quando o organizador aparece, passa mais confiança!
5- WEBSITE, SE TIVER: eventos grandes e famosos geralmente tem website. Os eventos pequenos não precisam investir nisso, mas se tiver, divulgue!
6- LINK DO MAPA DO EVENTO feito para facilitar mais ainda para o público encontrar o local do evento. Não perca esta oportunidade. Marque o ponto no mapa e divulgue o link no panfleto.
7- VALOR DO INGRESSO, SE HOUVER: importantíssimo
8- LISTA DAS ATRAÇÕES (bandas, concursos, etc): tem gente que nem liga pra isso, vai para rever amigos. Mas tem muita gente que gosta de saber das atrações para programar qual dia/horário vai chegar. Inclusive no domingo! Muitas pessoas não podem ir aos sábados e quando resolvem fazer um bate-volta nos domingos, não encontram nada. É mais um item de respeito ao público.
9- LISTA DOS ATRATIVOS (camping, chuveiros, café da manhã, etc): muitos vão pernoitar no evento, ou próximo a ele. Indique a distância do camping até o evento, se for em outro local. Estas informações valorizam o evento e mostram respeito ao estradeiro visitante.
10- LISTA DAS RESTRIÇÕES (ZOEIRA TÔ FORA, CILINDRADA, Etc): diga claramente a quem seu evento se destina, e evite confusões. Cada evento tem seu público específico com expectativas próprias. Se o evento é sem zoeira, avise e coloque o selo da campanha. Se a zoeira é liberada ou tem área fechada para manobras, avise. Se tem limite de cilindrada, informe. O combinado não sai caro! Evite que seu evento seja criticado, hostilizado ou boicotado por falha de comunicação SUA!
11- LISTA DOS APOIADORES (AMO, FMC, MC, PREFEITURAS, Etc): se tem apoiador, patrocinador, deixe isso claro.
E boas estradas a todos! Indo ou voltando, sempre em segurança!
Fonte: O Jornal Moto Informativo e o Jornal Sobre Rodas (Publicação de 2015)