Divisões do Motociclismo
Divisões do Motociclismo
O motociclismo é dividido em: moto turismo, motoclubismo e clube social de motos.
O moto turismo é destinado aqueles que amam a estrada e querem conhecer lugares, culturas, que querem fazer desafios, superar-se, indo cada vez mais distante. São pessoas que amam o mundo de duas rodas, mas que independente de brasão, nunca largam a estrada.
O motoclubismo, é a modalidade mais difícil para o motociclista, pq requer além do espírito Biker, um caráter forjado pela honra, respeito e irmandade (assim como o estradeiro que não é membro de algum clube). É honrar suas cores (brasão), como se fosse sua segunda pele. É saber conviver em grupo, embora haja diferenças entre os integrantes. É honrar seu moto clube como honra a sua família.
O clube social de moto, cada vez mais comum surgir um, são indivíduos que compram suas motos, criam um brasão e formam “moto clubes” sem conhecimento da origem do motociclismo e suas simbologias. Que nunca terão e nem saberão o verdadeiro sentido do espírito biker, de socorrer um irmão na estrada, de honrar seu colete, mas são especialistas em reunir-se com o objetivo de estar ostentando uma “fantasia” (o colete), de bar em bar. Nunca viajam e 200km é longe demais para eles. A grande maioria dos integrantes dos clubes sociais de motos, são pessoas que foram expulsas ou não se adotaram ás regras de um moto clube e formaram um ou que simplesmente acham que motociclismo é uma ferramenta para se alto afirmar.
E infelizmente por cada dia ser mais frequente aparecer moto clubes “modinha”, o nosso meio anda prostituído, basta irmos a um evento e percebemos ao que vieram. Lamentável que não se tenha coibido esse tipo de prática (formar moto clubes como se forma um bloco carnavalesco).
Muitos de nós que amamos o motociclismo, não como hobby mas como um estilo de vida, temos a nossa história escrita nas estradas e somos forjados com o caráter biker, onde tradicionalmente aprendemos com a velha escola cada significado daquilo que usamos: nossas roupas, acessórios, nosso colete…Sabemos que usar um colete é carregar a responsabilidade de ter uma nova família e família apesar de ás vezes divergir em algo, prevalece a união, a lealdade e o respeito.
Autor desconhecido. Testo amplamente compartilhado pelos grupos do Whatsapp
Se tiverem conhecimento do autor, nos informe para darmos os devidos créditos.
O texto Divisões do Motociclismo foi publicado originalmente em 21 de Setembro de 2017. É de autoria de Sandra Oliveira, motociclista independente a 28 anos e triciclista, correspondente da Revista Moto Clubes.
O texto Divisoēs do Motociclismo de 21 de Setembro de 2017, é de minha autoria. Sou motociclista independente a 28 anos e triciclista tb, correspondente RN da Revista Moto Clubes. Agradeço desde já por postar o texto. Um abraço.
Ótimo texto.
Rodo de moto há mais de 20 anos e já conheço alguns moto clubes e Moto grupos onde tenho grandes amigos.
Porém quero rodar como motociclista independente e tenho dúvida em como montar meu colete de forma a não ser confundido ou interpretado de forma errada pelos meus colegas de MC MG etc.
Poderia me ajudar nessa questão?
Estou na mesma situação amigo kkkk.
Se foi respondido e puder compartilhar comigo ficarei muito agradecido. Grande abraço…